28 de mar. de 2011

Brincando com as palavras...

Em diversas situações divertidas a escrita está presente. A criança ao crescer em contato com a leitura e escrita, acaba apropriando-se da língua escrita de forma natural. Mostre para a criança a função social da escrita criando jogos e brincadeiras interativas em casa.
Dicas para os pais e professores:
! Compre ou confeccione almanaques com dicionário de bichos, brinquedos, caça palavras, cruzadinhas e/ou ligue pontos junto com a criança.
! Dê um diário para a criança e estimule-a com a finalidade de fazer desenhos, anotar recordações e elaborar registros diários de tarefas semanais.
! Confeccione álbuns com tipos de cupons, figurinhas, embalagens, rótulos, nomes de programas e/ou folhetos que são de interesse da criança.
! Jogue forca, bingo, adivinhas e outros jogos que sejam apropriados para a faixa etária.
! Adquira letras do alfabeto para a montagem de palavras, listas, nomes e ditados.
! Coloque uma lousa ou crie um espaço reservado para a criança poder escrever e desenhar.
A criança deve escrever sempre, mesmo quando parece apenas um rabisco. Lembre-se que um rabisco pode ser aprimorado através da prática de escrita. Ao folhear livros ou acompanhar a leitura de um adulto, ela consegue fazer interpretações de fundamental importância que auxiliam no seu desenvolvimento. Nestes momentos é importante elogiar, estimular e não apontar erros, pois eles fazem parte do processo de aprendizagem.

26 de mar. de 2011

PROJETO: EXPRESSÃO DA VIDA


Viver é conviver, é relacionar-se. Não é possível que pensemos em nós individualmente, faz-se necessário que valorizemos nossa existência e daqueles que nos rodeiam, faz-se necessário que tenhamos atitudes de valorização do outro, entendendo e aceitando as diferenças inerentes a cada um. A socialização acontece quando a pessoa participa da vida em sociedade, assimila suas normas, valores e costumes. É importante a escola desenvolver o respeito à diversidade e à individualidade das crianças, que, nessa etapa, apresentam diferenciações significativas entre o tempo que marca a individualidade, a singularidade, a história de vida pessoal.
“A escola dos pequeninos em de ser um ambiente livre, onde o princípio pedagógico deve ser o respeito à liberdade e à criatividade das crianças. Nela, os pequeninos devem poder se locomover, ter atividades criativas que permitam sua auto suficiência, e a desobediência e a agressividade não devem ser coibidas e, sim, orientadas, por serem condições necessárias ao sucesso das pessoas.”
(LISBOA, 1998, p. 15)
Nesta visão, o projeto pretende trabalhar a interação das crianças, despertando o senso moral na infância, resgatando valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vivenciadas no dia-a-dia da escola de forma a construir sua identidade, autonomia e a ampliação de sua competência.

2.     OBJETIVO GERAL:
v  Resgatar valores morais como justiça, generosidade e dignidade, promovendo integração, aluno e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites.

3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v  Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando se identifique como sujeito de sua história.
v  Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
v  Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero).

4.     DESENVOLVIMENTO

v  DINÂMICAS
Brincando com cores prepara-se cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe-se então que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
Cantinho Bate-Coração os alunos fixam bilhetes que expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre suas atitudes, por meio da escrita ou do desenho.
"Galeria do posso, não posso" - cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.
v  ATIVIDADES
HOJE ESTOU ASSIM...
A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título. Os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...
VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
v  ÁLBUM
Construção do Álbum Coletivo com o ABC dos valores. Os alunos opinam, registram e ilustram.
5- CRONOGRAMA
ETAPAS/ MESES
Março
Abril
Maio
1º Etapa


Dinâmica
x


2º Etapa


Atividades

x

3º Etapa


Álbum coletivo


x


Obs: Poderá ocorrer alterações nas datas e etapas.
6- AVALIAÇÃO
A avaliação será feita ao longo do processo de aprendizagem com o propósito de proporcionar mudança de hábito e a melhoria de conceitos sobre o tema abordado no projeto. Sendo assim, tendo como finalidade perceber o desenvolvimento dos alunos em relação ao alcance dos objetivos estabelecidos e propostos no projeto.
7- BIBLIOGRAFIAS:
v  LISBOA, Antônio Márcio Junqueira. O seu filho no dia-a-dia: dicas de um pediatra experiente. Vol. 3.Brasília: Linha Gráfica, 1998
v  KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes médicas, 1991.
v  KRAMER, Sônia (org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1999, 13 ed.

AUTORA CAMILA RIOS

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

A PROPOSTA DAS ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DEVEM FAVORECER A EXPLORAÇÃO DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO, ESTIMULANDO A FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES E A EXPOSIÇÃO ORAL DE IDEIAS.
DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONTÍNUO COM OS NOMES PRÓPRIOS, TANTO EM SITUAÇÕES DE ESCRITA COMO DE LEITURA, EXPLORANDO QUESTÕES COMO: COMPARAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS EM DIVERSAS SITUAÇÕES EM QUE AS CRIANÇAS POSSAM COLORIR, RECORTAR E COLAR LETRAS, CIRCULAR, DENTRE OUTROS. OS JOGOS AUXILIAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE MANEIRA LÚDICA COMO O BINGO DE NOMES, GOGO DA MEMÓRIA E DOMINÓ DE LETRAS.
A LEITURA DE DIFERENTES PORTADORES DE TEXTO COMO JORNAIS, FOLHETOS, LITERATURAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUA, QUADRINHAS E ADIVINHAS SÃO OPORTUNIZADOS PARA EXPLORAR A CAPACIDADE INTECTUAL E COGNITIVA DAS CRIANÇAS, AUXILIANDO-AS NO SEU PROCESSO DE ESCRITA E LEITURA.

O brincar e a alfabetização - Silabário


Usando tampinhas de garrafas pet + caixa de ovos de papelão + alfabeto móvel e cartela de quebra cabeça de sílabas, a gente faz o SILABÁRIO.

PARA JOGAR

Se não houver a possibilidade de cada criança ter o seu silabário, o que seria o ideal, será preciso fazer um silabário, para cada 3 ou 4 crianças, no máximo.
A atividade pode ser adequada ao campo semântico do momento, por exemplo, se o conteúdo é animais, use palavras referentes aos estudos deste conteúdo.

Várias formas de jogar:

1-O professor leva fichas e sorteia, as crianças montam a palavra sorteada no silabário, depois, registram no caderno. Pode-se ainda, pedir que identifiquem letra inicial/final, número de letras, vogais e consoantes. Dependendo do nível, pode-se solicitar, que separem as sílabas.

2- Em grupo, cada criança recebe um número X de tampinhas, um de cada vez, deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro, sendo possível aproveitar as sílabas/letras, dos demais integrantes do grupo.

3- Cada criança forma 4 palavras no silabário, depois, preenche os espaços com sílabas soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as palavras formadas pelo amigo. Depois, deverá ser feito um registro da atividade no caderno.

Jogos Lúdicos

JOGO DAS GARRAFAS

Aqui, além das fichas, você vai precisar de letras do alfabeto em tamanho-família, que podem ser feitas de cartolina ou papel cartão. Comece dividindo a classe em equipes de três ou quatro alunos. Retire fichas de todos os bolsos da faixa e as distribua, em quantidades iguais, a cada um dos grupos. Sorteie uma letra. A equipe que tiver uma palavra começando com a letra sorteada vai até a faixa e coloca a ficha no bolso dessa letra. Quem acertar ganha um ponto, representado por um troféu feito com o gargalo de uma garrafa de refrigerante.

BINGO DE LETRINHAS

Fichas, cartelas e letras avulsas são as peças deste jogo. Feitas de cartolina, as cartelas têm objetos desenhados na margem esquerda cujos nomes possuem o mesmo número de letras – sino e bola, por exemplo. As palavras referentes a esses objetos já estão na faixa. As letras avulsas são desenhadas em papel e coladas em tampinhas de refrigerante. O aluno deve procurar nos bolsos as fichas correspondentes aos desenhos e usá-las como referência para escrever as palavras com as tampinhas. Ganha quem completar a cartela antes.

PEQUENOS ILUSTRADORES

Esta atividade desenvolve não apenas a leitura e a escrita mas também a criatividade. Num trabalho individual, cada criança pode decidir quais os materiais de desenho ou de pintura que prefere. Assim que toda a turma estiver pronta, escreva duas ou três letras no quadro-negro e peça aos alunos que escolham uma. Cada criança deve buscar, na faixa do alfabeto, uma palavra que inicie com a letra que escolheu. Depois faz o registro dessa letra no caderno, em bastão ou cursiva, e representa a palavra num desenho colorido.

BRINCANDO DE MESTRE CUCA

Uma das aulas mais saborosas é a de culinária. Ao mesmo tempo que aprendem palavras e números, as crianças se deliciam com os pratos feitos por elas mesmas.
Depois de pedir aos alunos que tragam de casa algumas receitas, selecione uma mais simples e leia o texto para a classe. Cada aluno fica, então, encarregado de trazer um dos ingredientes e de fazer uma ficha correspondente para pôr na faixa. No dia da culinária, os ingredientes são colocados sobre uma mesa.
A primeira tarefa é encontrar na faixa as palavras correspondentes. Enquanto isso, escreva a receita no quadro-negro e, em seguida, peça a todos para copiá-la no caderno. Ao lado das palavras dos ingredientes, cada aluno pode fazer uma ilustração espontânea.
Depois, é hora de botar a mão na massa. Ao ajudar a dosar e misturar os ingredientes, a classe lida com noções de volume, peso e quantidade. Este é um exercício com forte tempero interdisciplinar, uma vez que, além da escrita e da Matemática, abre espaço para discussões que também envolvam princípios de Química e de Física.

CAÇA AO TESOURO

Antes de começar a aula, espalhe algumas fichas por mesas, cadeiras, pelas paredes, pelo quadro-negro e até pelo chão. Todas elas devem estar viradas do avesso, ou seja, com a palavra oculta. Assim que as crianças entrarem na classe, divida-as em dois grupos. Forneça para cada equipe uma ficha grande, também virada para baixo, contendo uma única letra. O jogo começa quando você der o sinal verde para as equipes desvirarem essas fichas maiores. A partir daí, os alunos saem à procura de palavras que iniciem com a letra que coube à sua equipe. Vence a competição o grupo que tiver colocado a maior quantidade de fichas na faixa.

20 de mar. de 2011

FAZ DE CONTA

 O BRINCAR DE FAZ-DE-CONTA, PERMITE QUE A CRIANÇA APRENDA A ELABORAR/ RESOLVER SITUAÇÕES CONFLITANTES QUE VIVENCIA NO SEU DIA A DIA. E PARA ISSO, USARÁ CAPACIDADES COMO A OBSERVAÇÃO, A IMITAÇÃO E A IMAGINAÇÃO. ESSAS REPRESENTAÇÕES PROPORCIONARÁ UM FAZ DE CONTA MAIS ELABORADO, QUE ALÉM DE AJUDÁ-LA(O) A COMPREENDER SITUAÇÕES CONFLITANTES, AJUDAM A ENTENDER E ASSIMILAR OS PAPÉIS SOCIAIS QUE FAZEM PARTE DE NOSSA CULTURA (O QUE É SER PAI, MÃE, FILHO, IRMÃO, PROFESSOR, MÉDICO, ETC).

POR MEIO DESTA IMITAÇÃO REPRESENTATIVA A CRIANÇA VAI TAMBÉM APRENDENDO A LIDAR COM AS REGRAS E NORMAS SOCIAIS, DESENVOLVE A CAPACIDADE DE INTERAÇÃO E SE DESENVOLVE NOS ASPECTOS INTELECTUAIS, SOCIAIS E EMOCIONAIS.

“(...)A BRINCADEIRA “FAZ DE CONTA” É PRIVILEGIADA EM SUA DISCUSSÃO NO PAPEL DO BRINQUEDO PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. AS CRIANÇAS EVOLUEM POR INTERMÉDIO DE SUAS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS E DAS SUAS INVENÇÕES. NESTE PROCESSO, AMPLIAM GRADUALMENTE SUA CAPACIDADE DE VISUALIZAR A RIQUEZA DO MUNDO EXTERNAMENTE REAL, E, NO PLANO SIMBÓLICO PROCURAM ENTENDER O MUNDO DOS ADULTOS”.
   (VYGOTSKY)

Sabe o que pode ajudar na alfabetização das crianças?

Compreender o seu ritmo!
Investir num ambiente que ajude na alfabetização é importante para que as crianças ganhem mais intimidade com a língua escrita e encontrem menos dificuldade quando for aprender a ler e escrever. Começar a ler e escrever tardiamente não representa problema ou falta de inteligência, cada criança tem um ritmo de aprendizagem que precisa ser respeitado. Portanto, dê o exemplo! Essa é a premissa básica de qualquer família alfabetizadora.
Dicas para os pais:
!    Leia livros infantis que sejam estimuladores e prendam a atenção. Comente após a leitura sobre os assuntos interessantes e/ou façam um reconto da história escolhida. Mostre que ler é prazeroso, mas também é coisa séria.
!      Faça com que livros, revistas, jornais e folhetos apareçam pela casa.
!     Estimule a criança para escrever cartões, bilhetes, cartas e mensagens. Deixe que a criança possa ver a importância da palavra escrita.
 Peça ajuda para a criança quando precisar fazer uma lista de compras de supermercado, convites ou uma agenda telefônica.
!     Convide sua criança para legendar álbuns fotográficos, CDs e álbuns de nascimento.
!      Faça passeios em bibliotecas, museus, supermercados, lojas, farmácias, peças de teatro, parques e livrarias. Chame a atenção da criança para a escrita dos enunciados, placas, letreiros, embalagens e rótulos.
A alfabetização começa tendo contato com diversos portadores de texto. É assim que os pequenos vão identificando as funções da escrita, para que serve cada gênero textual e assim, criando hábitos de leitura prazerosa.
Em breve novas dicas práticas de alfabetização!