Os conhecimentos envolvidos no projeto deverão promover nos alunos a consciência ecológica e os bons hábitos alimentares. Para os professores o projeto pretende propiciar atividades que relacionarão melhor a teoria com a prática contemplando conteúdos programáticos e transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O projeto pretende que os alunos compreendam a natureza como um todo dinâmico, além de estimular a curiosidade e a descoberta. A capacidade criativa e a partilha de regras e responsabilidades também estarão presentes. Os resultados já obtidos mostram a importância do engajamento da direção da escola e do professorado na implantação do projeto e na participação dos alunos. A expectativa é de que a Horta, na medida em que seja assumida como parte do projeto político pedagógico da escola, torne-se auto-sustentável.
Justificativa
O Projeto Horta na Escola é um trabalho interdisciplinar que contempla a dimensão transversal dos conhecimentos sociais e convencionais, buscando um tratamento didático de todas as relações que envolvem o aprendizado dos alunos. Por tal razão o projeto Horta na Escola se insere dentro dos temas transversais dos PCNs, pois possibilita uma reflexão sobre as diferentes variáveis que interferem na elaboração, planejamento, execução e avaliação de uma horta na escola. É pertinente, pois abrange uma educação voltada para a cidadania na medida em que discute temas relacionados à Saúde, Meio ambiente, Ética, Pluralidade cultural, Trabalho e Consumo.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é proporcionar aos professores e alunos oportunidades pedagógicas para desenvolver um estudo interdisciplinar sobre horta, de forma contextualizada, significativa e prática.
Uma vez conquistada a auto-sustentabilidade, integrando-se ao projeto político pedagógico da escola, espera-se que o projeto da Horta possa contribuir para a comunidade, oferecendo uma experiência bem sucedida de trabalho cooperativo que possa inclusive inspirar iniciativas similares visando a geração de emprego e renda.
Objetivos Específicos
Matemática:
• Aproveitar a construção de uma horta para trabalhar números, medidas e geometria.
(metragem dos canteiros, distância das mudas, quantidade de hortaliças etc.).
• Fazer operações de somar, subtrair, multiplicar e dividir, aproveitando os recursos e experiência na horta.
Língua Portuguesa e Arte
• Interpretar textos relativos à importância da horta.
• Produzir textos a partir de vivências na horta.
• Dramatizar textos ou histórias apresentadas sobre a horta (plantio, colheita, fábula, lendas).
• Confeccionar murais sobre atividades realizadas na semana.
• Aprimorar o vocabulário através do conhecimento de novas palavras e termos técnicos.
• Desenvolver a capacidade da criança de ouvir com atenção.
• Desenvolver a linguagem oral da criança.
Ciências
• Despertar o interesse da criança para a implantação da horta
• Reconhecer as relações da horta com o meio-ambiente.
• Reconhecer partes das plantas.
• Cultivar a curiosidade a imaginação e a criatividade do aluno.
• Relacionar a forma de interação com o ambiente e a sobrevivência de espécie humana.
• Coletar dados e buscar informações sobre plantas, solo, alimentação, saúde.
• Estudar os fatores que influem na germinação e crescimento das plantas, tais como sol, água e nutrientes.
• Compreender a importância da alimentação para a saúde humana.
• Estimular hábitos saudáveis de alimentação.
Geografia
• Compreender as estações do ano e sua importância no plantio e colheita dos alimentos (ciclo da vida).
• Compreender a importância da água e da vegetação para a preservação da vida.
• Desenvolver atividades éticas em relação ao meio-ambiente.
• Tratar de forma didática a questão ambiental na escola.
História
• Reconhecer o homem como sujeito de sua própria história (fazendo a sua história).
• Trabalhar valores culturais da região.
• Despertar a importância da vida coletiva na construção da sociedade.
Educação física
• Relacionar hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos regulares.
• Discutir problemas como sobrepeso e obesidade, etc.
Metodologia
Aulas práticas e teóricas: uma vez por semana cada turma terá uma aula de uma hora, dividida na parte teórica e prática. Esta aula contará com a presença e a colaboração de duas pessoas da equipe do projeto. Na parte teórica, o objetivo é explicar e planejar previamente o trabalho que será realizado na horta naquele dia. Ao mesmo tempo, o professor aproveitará a oportunidade para trabalhar diferentes conteúdos das disciplinas. Essa parte teórica deve ser lúdica estimulando brincadeiras, pinturas, músicas, etc.
Logo após a parte teórica, a turma será encaminhada ao terreno da horta para a realização das atividades práticas do dia, tais como: plantar sementes nas sementeiras ou direto nos canteiros, regar as plantas, trocar mudas de lugar, preparar saquinhos de mudas, tirar o mato com a mão e colher sementes e vegetais. Estas atividades deverão ser realizadas, não de forma rotineira e mecânica, mas percebidas como momentos em que o professor estará retomando os conteúdos disciplinares, bem como observando o hábito de trabalho coletivo, o respeito às regras, o cultivo de valores.
Montagem do livro:
ASSIM, UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É AQUELA QUE...
Professora Camila Rios