28 de mar. de 2011

Brincando com as palavras...

Em diversas situações divertidas a escrita está presente. A criança ao crescer em contato com a leitura e escrita, acaba apropriando-se da língua escrita de forma natural. Mostre para a criança a função social da escrita criando jogos e brincadeiras interativas em casa.
Dicas para os pais e professores:
! Compre ou confeccione almanaques com dicionário de bichos, brinquedos, caça palavras, cruzadinhas e/ou ligue pontos junto com a criança.
! Dê um diário para a criança e estimule-a com a finalidade de fazer desenhos, anotar recordações e elaborar registros diários de tarefas semanais.
! Confeccione álbuns com tipos de cupons, figurinhas, embalagens, rótulos, nomes de programas e/ou folhetos que são de interesse da criança.
! Jogue forca, bingo, adivinhas e outros jogos que sejam apropriados para a faixa etária.
! Adquira letras do alfabeto para a montagem de palavras, listas, nomes e ditados.
! Coloque uma lousa ou crie um espaço reservado para a criança poder escrever e desenhar.
A criança deve escrever sempre, mesmo quando parece apenas um rabisco. Lembre-se que um rabisco pode ser aprimorado através da prática de escrita. Ao folhear livros ou acompanhar a leitura de um adulto, ela consegue fazer interpretações de fundamental importância que auxiliam no seu desenvolvimento. Nestes momentos é importante elogiar, estimular e não apontar erros, pois eles fazem parte do processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sugestão, elogio e contribuições!!!