20 de mar. de 2011

Sabe o que pode ajudar na alfabetização das crianças?

Compreender o seu ritmo!
Investir num ambiente que ajude na alfabetização é importante para que as crianças ganhem mais intimidade com a língua escrita e encontrem menos dificuldade quando for aprender a ler e escrever. Começar a ler e escrever tardiamente não representa problema ou falta de inteligência, cada criança tem um ritmo de aprendizagem que precisa ser respeitado. Portanto, dê o exemplo! Essa é a premissa básica de qualquer família alfabetizadora.
Dicas para os pais:
!    Leia livros infantis que sejam estimuladores e prendam a atenção. Comente após a leitura sobre os assuntos interessantes e/ou façam um reconto da história escolhida. Mostre que ler é prazeroso, mas também é coisa séria.
!      Faça com que livros, revistas, jornais e folhetos apareçam pela casa.
!     Estimule a criança para escrever cartões, bilhetes, cartas e mensagens. Deixe que a criança possa ver a importância da palavra escrita.
 Peça ajuda para a criança quando precisar fazer uma lista de compras de supermercado, convites ou uma agenda telefônica.
!     Convide sua criança para legendar álbuns fotográficos, CDs e álbuns de nascimento.
!      Faça passeios em bibliotecas, museus, supermercados, lojas, farmácias, peças de teatro, parques e livrarias. Chame a atenção da criança para a escrita dos enunciados, placas, letreiros, embalagens e rótulos.
A alfabetização começa tendo contato com diversos portadores de texto. É assim que os pequenos vão identificando as funções da escrita, para que serve cada gênero textual e assim, criando hábitos de leitura prazerosa.
Em breve novas dicas práticas de alfabetização!