26 de mar. de 2011

PROJETO: EXPRESSÃO DA VIDA


Viver é conviver, é relacionar-se. Não é possível que pensemos em nós individualmente, faz-se necessário que valorizemos nossa existência e daqueles que nos rodeiam, faz-se necessário que tenhamos atitudes de valorização do outro, entendendo e aceitando as diferenças inerentes a cada um. A socialização acontece quando a pessoa participa da vida em sociedade, assimila suas normas, valores e costumes. É importante a escola desenvolver o respeito à diversidade e à individualidade das crianças, que, nessa etapa, apresentam diferenciações significativas entre o tempo que marca a individualidade, a singularidade, a história de vida pessoal.
“A escola dos pequeninos em de ser um ambiente livre, onde o princípio pedagógico deve ser o respeito à liberdade e à criatividade das crianças. Nela, os pequeninos devem poder se locomover, ter atividades criativas que permitam sua auto suficiência, e a desobediência e a agressividade não devem ser coibidas e, sim, orientadas, por serem condições necessárias ao sucesso das pessoas.”
(LISBOA, 1998, p. 15)
Nesta visão, o projeto pretende trabalhar a interação das crianças, despertando o senso moral na infância, resgatando valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vivenciadas no dia-a-dia da escola de forma a construir sua identidade, autonomia e a ampliação de sua competência.

2.     OBJETIVO GERAL:
v  Resgatar valores morais como justiça, generosidade e dignidade, promovendo integração, aluno e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites.

3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v  Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando se identifique como sujeito de sua história.
v  Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
v  Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero).

4.     DESENVOLVIMENTO

v  DINÂMICAS
Brincando com cores prepara-se cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe-se então que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
Cantinho Bate-Coração os alunos fixam bilhetes que expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre suas atitudes, por meio da escrita ou do desenho.
"Galeria do posso, não posso" - cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.
v  ATIVIDADES
HOJE ESTOU ASSIM...
A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título. Os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...
VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
v  ÁLBUM
Construção do Álbum Coletivo com o ABC dos valores. Os alunos opinam, registram e ilustram.
5- CRONOGRAMA
ETAPAS/ MESES
Março
Abril
Maio
1º Etapa


Dinâmica
x


2º Etapa


Atividades

x

3º Etapa


Álbum coletivo


x


Obs: Poderá ocorrer alterações nas datas e etapas.
6- AVALIAÇÃO
A avaliação será feita ao longo do processo de aprendizagem com o propósito de proporcionar mudança de hábito e a melhoria de conceitos sobre o tema abordado no projeto. Sendo assim, tendo como finalidade perceber o desenvolvimento dos alunos em relação ao alcance dos objetivos estabelecidos e propostos no projeto.
7- BIBLIOGRAFIAS:
v  LISBOA, Antônio Márcio Junqueira. O seu filho no dia-a-dia: dicas de um pediatra experiente. Vol. 3.Brasília: Linha Gráfica, 1998
v  KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes médicas, 1991.
v  KRAMER, Sônia (org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1999, 13 ed.

AUTORA CAMILA RIOS

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