26 de mar. de 2011

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

A PROPOSTA DAS ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DEVEM FAVORECER A EXPLORAÇÃO DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO, ESTIMULANDO A FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES E A EXPOSIÇÃO ORAL DE IDEIAS.
DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONTÍNUO COM OS NOMES PRÓPRIOS, TANTO EM SITUAÇÕES DE ESCRITA COMO DE LEITURA, EXPLORANDO QUESTÕES COMO: COMPARAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS EM DIVERSAS SITUAÇÕES EM QUE AS CRIANÇAS POSSAM COLORIR, RECORTAR E COLAR LETRAS, CIRCULAR, DENTRE OUTROS. OS JOGOS AUXILIAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE MANEIRA LÚDICA COMO O BINGO DE NOMES, GOGO DA MEMÓRIA E DOMINÓ DE LETRAS.
A LEITURA DE DIFERENTES PORTADORES DE TEXTO COMO JORNAIS, FOLHETOS, LITERATURAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUA, QUADRINHAS E ADIVINHAS SÃO OPORTUNIZADOS PARA EXPLORAR A CAPACIDADE INTECTUAL E COGNITIVA DAS CRIANÇAS, AUXILIANDO-AS NO SEU PROCESSO DE ESCRITA E LEITURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sugestão, elogio e contribuições!!!