Atividades Alfabetização

Atividade 1: Leitura e Escrita de Nomes Próprios
O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.
·         Objetivo
. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. Reconhecer o uso funcional do texto.
Desafios colocados aos alfabetizados
. Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
. Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito.
Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.
·         Sugestões de atividades
. Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, cruzadinha, quebra-cabeça, forca e lacunado com os nomes dos alunos.
. Montar nomes com alfabeto móvel.
. Caixa de palavra-texto (nomes dos alunos) para realização de leituras diárias.
. Lista dos nomes dos alunos e dos  professores/as ou funcionários/as da escola.
. Classificar nomes dos alunos de acordo com: número de letra, de sílaba.
. Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.
. Criação de novos nomes a partir das primeiras sílabas de um e das últimas de outro, por exemplo:
ROBERTO – ROMÁRIO; PAULA – LARISSA.
. Procurar nomes escondidos dentro de outros nomes, por exemplo. LUCÉLIA = LU + CÉLIA;
JULIANA = JULIA + ANA.


Atividade 2: Leitura e Escrita de Listas

As listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.
·         Objetivos
. Favorecer a aquisição da base alfabética e da base ortográfica. Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.
·         Sugestões de atividades
. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.
. Lista de nomes dos alunos presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês.


Atividade 3: Leitura e Escrita de Trava-língua, Parlenda,
Quadrinha, Poema, Canção de Roda
Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções de roda são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica; por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.
·         Habilidades
. Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos. Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades).

·         Objetivos
. Ler e reler textos que os alunos conhecem de memória, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita. Ampliar o vocabulário dos alunos e promover a aquisição das bases alfabéticas e ortográficas Reconhecer o uso funcional do texto.
·         Desafios colocados aos alfabetizados
. Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
. Estabelecer correspondência entre partes do oral.


Mais sugestões de atividades
. Jogos: bingo, cruzadinha, caça-palavra, forca com as palavras do texto trabalhado.
. Remontar o texto através de tirinhas.
. Caixa de palavra-texto) para realização de leituras diárias, com interpretação.
. Reescrita com apoio da memória.
. Transcrição do texto (cópia significativa).

Atividades considerando os níveis de escrita dos alunos

. Alunos não-alfabéticos: circular as palavras repetidas, as rimas, os sinais de pontuação; copiar palavras inteiras; pintar os espaços entre as palavras; contar o número de letras e/ou palavras de uma frase; contar o número de sílabas das palavras; completar letras ou sílabas que faltam de algumas palavras do texto; ligar palavras ao número de letras ou número de sílabas; classificar as palavras pelo som ou letra inicial; produção de lista e ditado com as palavras do texto.
. Alunos alfabéticos: circular as palavras repetidas, as rimas, os sinais de pontuação; pintar os espaços entre as palavras; contar o número de palavras de uma frase; ordenar frases do texto; dividir palavras em sílabas; formar palavras a partir de sílabas; ligar palavra ao número de sílabas; produção de lista e ditado com as palavras do texto.

Professora Camila Rios