Ideias para estimulação dos Bebés

1º. mês - Converse ou cante para o bebé. O som da sua voz é reconfortante e transmite-lhe segurança. Faça massagens à criança, estimule cada parte do corpo dela: pés, mãos, costas, rosto. Durante os toques das mãos transmita amor, carinho e segurança.
2º mês - Apresente objetos grandes e coloridos para que ele possa brincar e tentar alcançá-los com as mãos. Junto ao berço coloque um móbile colorido dentro do campo de visão do bebé.
3º. mês - Cante, faça gestos e expressões faciais. O bebé tentará imitar e responderá aos estímulos com sorrisos e ruídos. Estimule o tato do bebé com objetos de diferentes texturas.
4º. mês - Conte histórias curtas e imite o barulho dos animais, com diferentes tons de voz. O bebé tentará imitar. Brinque com brinquedos (bolas, dados) para ele tentar agarrar.
5º. mês - Deixe-o brincar com brinquedos macios, como mordedores, pois tudo que ele agarrar, vai levar à boca. Lembre-se de esterilizar todos ao brinquedos de plástico. Coloque músicas de diferentes ritmos e dance com ele. Espalhe brinquedos à sua volta deixe-o brincar no chão.
6º. mês - Durante as refeições relate ao bebé o que está comendo. Mostre-lhe os alimentos. Nesta fase, convide a criança para passear e espere que ela lhe estenda os braços. Imite o barulho dos animais e objetos, estimulando-o a fazer o mesmo. Ao ar livre, deixe-o próximo das árvores, para que ele observe o balancear o e barulho das folhas.
7º. mês – Proporcione à criança a manipulação de brinquedos que façam barulho, de diferentes cores, formas e tamanhos. Coloque-os próximos do bebé e estimule-o de modo a ele ir buscá-los. Ensine-o a dizer adeus. Em pouco tempo repetirá os gestos dos adultos.
8º. mês - Brinque às escondidas com uma toalha ou cortina. Permita que a criança mande objectos para o chão. Ele repetirá inúmeras vezes este movimento. Desta forma, está-se a fomentar a noção de causa e efeito. Conte histórias, mostrando as imagens do livro.
9º. mês - Deixe perto do bebé brinquedos grandes e coloridos. Ensine-o a empilhá-los e a encaixá-los. Quando junto do bebé, relate tudo o que faz. Ele começará a repetir sílabas. Converse sobre animais e imite o barulho dos mesmos.
10º. mês - Converse com o bebé e dê-lhe alternativas. Por exemplo: "Quer o urso ou a bola". Assim ele apontará o que quer e muitas vezes irá chorar se não for atendido. Dance e cante com ele no colo, ele tentará imitar a coreografia e soltará os seus monossílabos. Dê-lhe um telefone de brinquedo. Assim, estará incentivando a linguagem.
11º. mês - Participe nas brincadeiras da criança. Deixe à mão objetos que possam ser colocados e retirados de uma caixa ou balde.
Chame a atenção dele para objetos e animais conhecidos e também para as novidades. Estimule-o a beber água em copos ou com o auxílio de garrafinhas.
12º mês - Cante e conte histórias. Disponibilize livros e revistas para manusear. Incentive-o a comer sozinho e a guardar brinquedos.
Ele já entende ordens curtas, portanto explique-lhe tudo: o que estão a fazer, onde vão, etc... A criança deve brincar sempre acompanhada de um adulto.