Dificuldades na aprendizagem

Como conseguir que as crianças se concentrem, estudem e cumpram suas tarefas   
1- Dificuldade de planejamento. A criança estuda, mas não dedica tempo necessário, tenta estudar no último momento, se passa nas horas, está mais cansado, e tem a impressão de que estudou e se esforçou, quando na realidade, não foi bem assim.
O planejamento se baseia em determinar um horário diário para o estudo. Dedicar todos os dias um tempo ao estudo e à realização dos deveres, ajudará a criança a estar em dia com seus estudos. Para uma criança do primário, meia hora seria um tempo razoável, mas para um aluno do secundário, em torno de uma hora. A criança deve realizar cada tarefa num determinado tempo previsto.
2- Dificuldade de memorização ou fixação dos conteúdos. Não é o mesmo entender a lição do que somente memorizá-la. O processo de aprendizagem implica entender o que se quer assimilar e logo memorizá-lo, e se realiza através da repetição dos conteúdos. A falta de concentração e de uma forma adequada para fixar os conteúdos que se consegue com a leitura, o sublinhado, o esquema e o resumo..., também dificultam o estudo. A intervenção se faz, nesses casos, melhorando a atenção e a concentração, usando regras mnemônicas, e repassando o tema. Os pais podem tomar a lição dos seus filhos para comprovar os resultados.
3- Dificuldade de atenção e concentração. Ocorre quando custa muito à criança concentrar-se e começar a estudar. Qualquer estímulo ao seu redor atrai sua atenção, e a faz perder tempo. Seu rendimento é escasso e ela demora muito para realizar suas tarefas. Para ajudá-la, é necessário eliminar os estímulos que possam estar captando sua atenção enquanto estuda, aconselhá-la para que faça as tarefas mais difíceis quando ela estiver mais descansada, e que estude em uma hora fixa para conseguir um bom rendimento. É recomendável que se intercale o estudo com momentos de descanso, para que a criança recupere a concentração.
4- Dificuldade na leitura. A criança não apresenta suficiente velocidade na leitura nem na compreensão do que lê. Tem dificuldade para saber o significado de palavras de uso bastante comum, porque seu vocabulário é bem mais pobre. Tem também dificuldades para escrever textos com estruturas corretas e claras, possui a tendência para deixar as tarefas para depois, e sente rejeição à leitura. Os casos de crianças com dislexia deverão ser tratados de uma forma adequada e especial. Para intervir neste caso, o melhor é que a criança comece a ler em voz alta para adquirir uma entonação correta que a ajudará a compreender o que se está lendo. Depois da leitura, é recomendável que se faça perguntas à criança sobre os assuntos mais importantes do texto que ela acaba de ler. Também é aconselhável que se corrija algum defeito na sua leitura, e estimulá-la a buscar as palavras desconhecidas no dicionário.
5- Falta de base. Caracteriza-se por ter dificuldades nas matérias em que seus conteúdos tenham uma grande conexão entre as partes, como é o caso da matemática. A criança não consegue assimliar as estruturas básicas dos conteúdos das diversas áreas. Para mudar essa situação é necessário que ela se dedique a tratar desse problema através de um irmão maior, os pais ou um professor particular. Deste modo, estaremos potencializando suas técnicas de estudo em todas as matérias.
6- Ansiedade diante dos exames. A criança pode ser uma boa estudante, mas o medo de ser reprovada, a angustia, amedronta, e acaba por perder a confiança em si mesma. Sente nervosismo e ansiedade nos dias próximos às provas, e adquire pensamentos negativos sobre os resultados que ela vai ter. Como consequência, pode apresentar dores no estômago, insônia, suor nas mãos, inapetência, e tensão muscular, além de palpitações. Algumas desenvolvem reações automáticas como roer unhas, por exemplo. Para aliviar esta situação é conveniente primeiro que se ajude a criança explicando-lhe o que se passa com ela e que para tudo tem remédio. Logo, deve-se ensiná-la a desenvolver pensamentos positivos, concentrando sua atenção no que ela tem que fazer aqui e agora, e não fazer comparação com os demais. É necessário ensinar à criança que relaxe, que pratique algum esporte pelo seu efeito relaxante, e que por nenhuma razão ela abandone a prova, ainda que pareça difícil.


escrito por Pablo Zellavos