26 de mar. de 2011

Jogos Lúdicos

JOGO DAS GARRAFAS

Aqui, além das fichas, você vai precisar de letras do alfabeto em tamanho-família, que podem ser feitas de cartolina ou papel cartão. Comece dividindo a classe em equipes de três ou quatro alunos. Retire fichas de todos os bolsos da faixa e as distribua, em quantidades iguais, a cada um dos grupos. Sorteie uma letra. A equipe que tiver uma palavra começando com a letra sorteada vai até a faixa e coloca a ficha no bolso dessa letra. Quem acertar ganha um ponto, representado por um troféu feito com o gargalo de uma garrafa de refrigerante.

BINGO DE LETRINHAS

Fichas, cartelas e letras avulsas são as peças deste jogo. Feitas de cartolina, as cartelas têm objetos desenhados na margem esquerda cujos nomes possuem o mesmo número de letras – sino e bola, por exemplo. As palavras referentes a esses objetos já estão na faixa. As letras avulsas são desenhadas em papel e coladas em tampinhas de refrigerante. O aluno deve procurar nos bolsos as fichas correspondentes aos desenhos e usá-las como referência para escrever as palavras com as tampinhas. Ganha quem completar a cartela antes.

PEQUENOS ILUSTRADORES

Esta atividade desenvolve não apenas a leitura e a escrita mas também a criatividade. Num trabalho individual, cada criança pode decidir quais os materiais de desenho ou de pintura que prefere. Assim que toda a turma estiver pronta, escreva duas ou três letras no quadro-negro e peça aos alunos que escolham uma. Cada criança deve buscar, na faixa do alfabeto, uma palavra que inicie com a letra que escolheu. Depois faz o registro dessa letra no caderno, em bastão ou cursiva, e representa a palavra num desenho colorido.

BRINCANDO DE MESTRE CUCA

Uma das aulas mais saborosas é a de culinária. Ao mesmo tempo que aprendem palavras e números, as crianças se deliciam com os pratos feitos por elas mesmas.
Depois de pedir aos alunos que tragam de casa algumas receitas, selecione uma mais simples e leia o texto para a classe. Cada aluno fica, então, encarregado de trazer um dos ingredientes e de fazer uma ficha correspondente para pôr na faixa. No dia da culinária, os ingredientes são colocados sobre uma mesa.
A primeira tarefa é encontrar na faixa as palavras correspondentes. Enquanto isso, escreva a receita no quadro-negro e, em seguida, peça a todos para copiá-la no caderno. Ao lado das palavras dos ingredientes, cada aluno pode fazer uma ilustração espontânea.
Depois, é hora de botar a mão na massa. Ao ajudar a dosar e misturar os ingredientes, a classe lida com noções de volume, peso e quantidade. Este é um exercício com forte tempero interdisciplinar, uma vez que, além da escrita e da Matemática, abre espaço para discussões que também envolvam princípios de Química e de Física.

CAÇA AO TESOURO

Antes de começar a aula, espalhe algumas fichas por mesas, cadeiras, pelas paredes, pelo quadro-negro e até pelo chão. Todas elas devem estar viradas do avesso, ou seja, com a palavra oculta. Assim que as crianças entrarem na classe, divida-as em dois grupos. Forneça para cada equipe uma ficha grande, também virada para baixo, contendo uma única letra. O jogo começa quando você der o sinal verde para as equipes desvirarem essas fichas maiores. A partir daí, os alunos saem à procura de palavras que iniciem com a letra que coube à sua equipe. Vence a competição o grupo que tiver colocado a maior quantidade de fichas na faixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sugestão, elogio e contribuições!!!