3 de abr. de 2011

Aquisição da leitura e escrita na prática

A alfabetização de uma criança vai além da aquisição da leitura e escrita. Exige-se do alfabetizando um universo de conhecimentos, uma pluralidade de procedimentos, atitudes e valores que lhe permitam compreender e agir no mundo.
O aprender da criança, na postura pedagógica condizente com o construtivismo acontece de acordo com as potencialidades dessa criança, na sua interação com os outros e no meio social onde vive. Todos esses fatores são interligados e deles dependem o ritmo e a forma como acontece o desenvolvimento integral de cada criança. Nesta fase de aprendizagem é fundamental valorizar as manifestações espontâneas da criança: o faz de conta, as imitações, os desenhos, as histórias e narrativas, a fala e os gestos comportamentais.
Para proporcionar um ambiente favorável ao conhecimento do mundo da leitura e escrita as atividades devem ajudar as crianças a pensar e desenvolver o raciocínio, buscando novas informações e vivências.
Dicas aos pais:
! Deixar a criança ter contato com diversos materiais escritos: revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos, músicas e outros.
! Manipulação intensa do alfabeto móvel.
! Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura
! Hora de leitura: livros de contos infantis escolhidos pela criança.
! Atividades de escrita espontânea: nome, recado, mensagem, carta.
! Jogos diversos: bingos, dominó, baralho, quebra-cabeça.
! Brincadeiras orais: rima, mímica, adivinhações, telefone sem fio, corre cutia.
! Atividades em casa: elaboração da rotina, diálogo com a criança sobre a sua vida escolar, etiquetação de objetos e produtos, conversas informais sobre assuntos de interesse da criança, quadro de recados e/ou quadro de tarefas.
Aprender a respeitar às crianças em suas produções e formas de expressão estaremos contribuindo de forma significativa no seu processo de aquisição da leitura e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sugestão, elogio e contribuições!!!