14 de abr. de 2011

BRINCADEIRAS...

BOLICHE DE LETRAS
 Cada garrafa deverá ter por fora uma letra do alfabeto, a  criança joga a bola e depois deverá dizer uma palavra que inicie com as letras que derrubou. Para dificultar pode-se dizer animais, cores, frutas, etc. 

JOGO DO SIM OU NÃO
 Este jogo pode ser feito pelas crianças em dupla, cada dupla recebe quadradinhos de papel de mesmo tamanho que podem ser trazidos prontos pela professora ou feitos por eles mesmos. Em cada um deve ser desenhada alguma coisa, um objeto, ou meio de transporte, ou comida, etc.
Depois todos os desenhos devem ser virados para baixo, embaralhados e dispostos sobre a mesa, uma das crianças tira um e não mostra para o colega que tem que adivinhar o que é, fazendo perguntas ao colega que só pode responder sim ou não. Exemplo: "é de comer?", "Tem rodas?".
  JOGOS DOS PORTADORES
            Este jogo Para realizá-lo o professor precisa vários tipos de textos e dar um a cada aluno, olhando, cada criança vai tentar dizer o que é e aonde está inserido, se não conseguir o professor lê e a turma coletivamente tenta descobrir.
            As figuras vão sendo coladas em cartazes correspondentes aos lugares que pertencem. Exemplo: Uma receita será colada ao livro de receitas desenhado em uma cartolina colada no quadro ou na parede.
            Algumas dicas de textos e cartazes:
1. Receita - livro de receitas.
2. Bilhete – geladeira.
3. Noticia – jornal.
4. Noticia – revista.
5. Preço de produto - folheto de loja.
6. Lista de compras - bolsa da mamãe.
7. Bula de remédio - caixa de remédios.
8. Receita médica - bolsa da mamãe.
9. Calendário - geladeira.
10. História em quadrinhos do jornal – jornal.
11. Historia em quadrinhos – gibi.
12. Carta – envelope.
13. Conta de luz - bolsa da mamãe.

BARRA DE CAMPO
Pode-se brincar de "barra-manteiga" em um quintal, uma praça ou o pátio da escola. O espaço precisa ser dividido em três partes.
As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que uma equipe fica de frente para a outra. Os participantes de cada equipe ficam um ao lado do outro e com a palma de uma das mãos virada para cima.
As equipes ficam posicionadas nos campos 1 e 3 e o campo 2 é o espaço para correr. A brincadeira começa quando um participante vai até a equipe adversária e bate com uma mão na mão de um dos participantes da outra equipe. A criança que bateu sai correndo para a sua equipe enquanto é perseguida pelo adversário. Caso o que bateu seja pego passa a jogar na outra equipe.
Vence o time que pegar todos os adversários.

TRAVESSIA

É um desafio grupal que fortalece a integração, favorece o contato, promove a ajuda mutua, estimula a liderança compartilhada e a resolução de problemas cooperativamente. Com tantos atrativos é diversão garantida, experimente essa TRAVESSIA.
Propósito:
Levar o "navio" para o "porto seguro".
Número de Participantes:
A partir de 10 anos. Para grupo de até 40 pessoas dividas em 04 navios
(equipes iguais).
Recursos:
Um salão amplo com aproximadamente 10m x 10m e livre de obstáculos. Outro espaço equivalente também pode ser utilizado.Uma cadeira para cada participante.
Descrição:
Divide-se o grupo em 04 equipes (navios) que formarão uma "Esquadra" e ficarão dispostas em 04 fileiras como um grande quadrado. Cada "tripulante" começará o jogo sentado em uma cadeira.
Esquema:

Cada "Navio" deverá chegar ao "Porto Seguro" que corresponde ao lugar que está o navio da sua frente. Porém , para isso deverá chegar com todas as suas cadeiras e com todos os participantes.
Nenhum tripulante poderá colocar qualquer parte do corpo no chão nem arrastar as cadeiras. Quando todos os "navios" conseguirem alcançar o "porto seguro" , o desfio será vencido por toda a Esquadra.

Dicas:
Uma variação muito interessante do jogo é ao final, quando todos já estiverem alcançado o "porto seguro", é pedir que os tripulantes de toda a "esquadra" se coloquem em ordem alfabética. Respeitando as mesmas regras utilizadas na "Travessia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sugestão, elogio e contribuições!!!