3 de abr. de 2011

PROJETO DE ESCRITA E LEITURA:

“NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO”



“Puxe o fio da imaginação
Teça os sonhos, a fantasia
Deixe- se enfeitiçar pelas histórias
Ou pelo volteio do fio
Junte os pontos e tricote um conto
Nos fios dos contos de fadas
Há em cada ponto uma emoção
Cada conto é um fio
Trance e desfie o ponto do mistério
Dê laços nas palavras com sua voz
Junto coragem e ousadia
Embarace a magia”

BARBOSA



1. TÍTULO DO PROJETO

“NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO”

1.1. TEMA

Este tema visa propiciar aos alunos uma oportunidade de aprendizagem para estimular a leitura, construir e resgatar sua identidade cultural e a prática da cidadania. Pretendemos oferecer a todos os implicados, momentos lúdicos a partir da produção de histórias, possibilitando a ampliação dos referenciais poético-literários e estimulando a leitura como experiência significativa para o conhecimento do mundo.
A linguagem revela a experiência da vida, registra os sentidos simbólicos de que está impregnado no real, por isso resgatamos este tema: Nas asas da imaginação. Por sua multiplicidade semântica, o texto literário convida o leitor a participar ativamente no processo de atribuição de sentidos. Embora seja ficção, o texto literário tem o poder de revelar a realidade social.
Espera-se, ainda, que os alunos contem suas próprias histórias e as reinventem, renovando suas próprias vidas com esse ato, e, conseqüentemente, atuando como sujeito das suas próprias histórias, tendo a família e responsáveis como apoio. O trabalho incluirá além das produções uma elaboração de atividades a partir do texto criado pelos alunos, possibilitando dessa forma uma dinâmica coletiva, no qual todos participam ouvindo e produzindo histórias.

2. JUSTIFICATIVA

Na psique infantil, o imaginário e a fantasia podem ser liberados pelo contato literário(escrita, audição ou leitura), pois são constitutivos da atividade criadora da criança sobre a realidade.
Na infância, existe um caminho para chegar ao prazer estético, que na criança passa pela influência do literário por meio das brincadeiras, dos jogos, atividades estas muito prazerosas nesta fase e que se manifestam como atuação no mundo, através da linguagem.
Assim sendo, admite-se a possibilidade de, pelas vias do literário, suscitar não apenas o prazer estético – a atividade constitutiva da arte - mas também atribuir uma função terapêutica à leitura e narração de histórias infantis. É proposta do presente projeto, criar, contar, ler, dramatizar histórias, sendo que a produção será realizada pelas crianças. Produzir e ler histórias suscita o imaginário, desperta a curiosidade, motiva a criança a perguntar e desenvolve idéias para solucionar situações-problemas do seu cotidiano.

3. OBJETIVOS

3.1Geral
Ø  Despertar emoções, através da atividade de produção de texto, construindo idéias e incentivando o desenvolvimento da imaginação.
3.2. Específicos

Ø  Estimular o bem estar, através do lúdico.
Ø  Resgatar valores éticos e morais com o apoio da família.
Ø  Incentivar o hábito à leitura.
Ø  Mostrar que leitura pode ser vista, vivida, ouvida, sentida, falada e cantada.
Ø  Produzir e interpretar poemas e histórias mudas com desenhos.
Ø  Perceber que ouvir é uma das formas de ler.
Ø  Oportunizar as crianças diferentes maneiras de ler: baixinho, em silêncio, em duplas, em voz alta (quando o texto é próprio para esse tipo de leitura), imitando diferentes tons de voz, colocando-se no lugar dos personagens, sentindo as situações, concordando, discordando.
Ø  Contar histórias reproduzidas em cartões.
Ø  Dramatizar histórias com as crianças.
Ø  Trabalhar com representações através de pintura, desenho e escrita.


4. METODOLOGIA

O título do projeto “Nas asas da imaginação” é decorrente da metodologia estruturada para o desenvolvimento de suas atividades, buscando-se um intercâmbio entre os alunos, família e escola.
O trabalho será desenvolvido através da elaboração feita pelos alunos de uma produção de texto, acompanhada de instruções com a ajuda dos familiares. Para contribuir com as idéias e temas, será proporcionando a cada aluno, a oportunidade de levar para casa uma boneca, contendo as instruções necessárias de apoio na elaboração do texto. Por ordem alfabética do nome dos alunos será enviada a boneca juntamente com as instruções.
Essa metodologia permite que se estabeleça um laço afetivo entre os participantes envolvidos neste processo e favorecendo de forma positiva na construção coletiva de idéias.

5. AVALIAÇÃO

Será avaliada ao longo do processo de aprendizagem com o propósito de proporcionar uma mudança de hábito e a melhoria de conceitos sobre o tema abordados no projeto.

 
7. BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

Ø  BARBOSA, Reni Tiago Pinheiro. Pontos para tecer um conto. Belo Horizonte: Lê, 1997.
Ø  LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4.ed. São Paulo: Ática, 1999.




Professora Camila Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sugestão, elogio e contribuições!!!