Público alvo: crianças a partir de 5 anos de idade.
1. Conteúdos
Alimentação e Saúde, Direitos do Consumo, Obesidade infantil, Ética e Cidadania.
2. Justificativa
Os alimentos abastecem as substâncias responsáveis pelo crescimento, renovação e funcionamento orgânico, a qualidade da alimentação como função necessária para a sobrevivência.
Segundo pesquisas cientificas, o impacto da alimentação saudável na prevenção de doenças é essencial, porém, as doenças causadas por deficiências nutricionais tiveram aumento exorbitante atualmente e dentre tais distúrbios estão a diabetes, hipertensão, obesidade, desnutrição e etc.
3. Objetivo Geral:
· Estimular nas crianças a consciência sobre a importância de uma alimentação saudável por meio do consumo de frutas, verduras, cereais, dentre outros.
4. Objetivos Específicos:
· Identificar os diferentes tipos de vitaminas e nutrientes, suas fontes e funções;
· Montar cardápios;
· Identificar a origem dos diferentes tipos de alimentos;
· Saber diferenciar os cuidados para a lavagem dos alimentos;
· Reconhecer sabores, cores, texturas e aromas dos alimentos;
· Conscientizar a importância de uma dieta balanceada para uma vida saudável;
· Ter postura de observador e pesquisador buscando informações que serão solicitadas com a ajuda da família.
5. Desenvolvimento
1º Etapa: Será organizada uma pequena biblioteca na sala de aula com livros de imagens, informativos e histórias diversas que falem sobre alimentação, nutrição, doenças e saúde.
Avaliação: Registrar em forma de listas os alimentos colados no painel; disco de alimentos de rótulos e embalagens.
2º Etapa: Será proporcionada uma atividade de tato com variados tipos de frutas e legumes para explorar a textura e aroma dos alimentos.
Ø Introdução do cultivo;
Ø Introdução da higiene dos alimentos;
Ø Como devemos consumir;
Ø Características, cores e etc.
Avaliação: interesse, cooperação e participação das atividades com registro coletivo.
3º Etapa: Conhecer o cardápio e fazer uma tabela classificando os alimentos de acordo com a pirâmide alimentar: vitaminas, proteínas, nutrientes e carboidratos.
Avaliação: Confecção: Pirâmide alimentar em painel coletivo.
Desenho do corpo humano com estômago.
4º Etapa: Visita programada às instalações da cozinha com o objetivo de entender o processo de preparo dos alimentos: os equipamentos e sua utilização, os produtos e procedimentos de higiene e segurança.
Avaliação: Registro sob forma de desenhos.
5º Etapa: Discussão sobre obesidade infantil e os riscos de uma má alimentação.
Avaliação: Elaboração dos planfetos confeccionados pelas crianças com dicas de alimentação e saúde.
- Cronograma
ETAPAS/ MESES | Abril | Maio | Junho | Julho | |
1º Etapa | Biblioteca | x | |||
2º Etapa | Jogos | x | |||
3º Etapa | Linguagem oral e escrita | x | |||
4º Etapa | Artes/natureza e sociedade | x | |||
5º Etapa | Planfetagem | x | x |
Obs: Poderá ocorrer alterações nas datas e etapas.
- Referências bibliográficas:
v BRASIL. Referencial Curricular Nacional: Educação Infantil. Volume 2. Brasília, 1998.
v BRASIL. Referencial Curricular Nacional: Educação Infantil. Volume 3. Brasília, 1998.
v CUNHA, Suzana R. V. da (org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2001.
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