3 de abr. de 2011

Projeto: Saúde no Prato

Público alvo: crianças a partir de 5 anos de idade.
1.  Conteúdos
Alimentação e Saúde, Direitos do Consumo, Obesidade infantil, Ética e Cidadania.
2.  Justificativa
Os alimentos abastecem as substâncias responsáveis pelo crescimento, renovação e funcionamento orgânico, a qualidade da alimentação como função necessária para a sobrevivência.
Segundo pesquisas cientificas, o impacto da alimentação saudável na prevenção de doenças é essencial, porém, as doenças causadas por deficiências nutricionais tiveram aumento exorbitante atualmente e dentre tais distúrbios estão a diabetes, hipertensão, obesidade, desnutrição e etc.
3.  Objetivo Geral:

·         Estimular nas crianças a consciência sobre a importância de uma alimentação saudável por meio do consumo de frutas, verduras, cereais, dentre outros.

4.  Objetivos Específicos:

·         Identificar os diferentes tipos de vitaminas e nutrientes, suas fontes e funções;
·         Montar cardápios;
·         Identificar a origem dos diferentes tipos de alimentos;
·         Saber diferenciar os cuidados para a lavagem dos alimentos;
·         Reconhecer sabores, cores, texturas e aromas dos alimentos;
·         Conscientizar a importância de uma dieta balanceada para uma vida saudável;
·         Ter postura de observador e pesquisador buscando informações que serão solicitadas com a ajuda da família.
5.  Desenvolvimento
1º Etapa: Será organizada uma pequena biblioteca na sala de aula com livros de imagens, informativos e histórias diversas que falem sobre alimentação, nutrição, doenças e saúde.
Avaliação: Registrar em forma de listas os alimentos colados no painel; disco de alimentos de rótulos e embalagens.

2º Etapa: Será proporcionada uma atividade de tato com variados tipos de frutas e legumes para explorar a textura e aroma dos alimentos.
Ø  Introdução do cultivo;
Ø  Introdução da higiene dos alimentos;
Ø  Como devemos consumir;
Ø  Características, cores e etc.
Avaliação: interesse, cooperação e participação das atividades com registro coletivo.
3º Etapa: Conhecer o cardápio e fazer uma tabela classificando os alimentos de acordo com a pirâmide alimentar: vitaminas, proteínas, nutrientes e carboidratos.
Avaliação: Confecção: Pirâmide alimentar em painel coletivo.
Desenho do corpo humano com estômago.
4º Etapa: Visita programada às instalações da cozinha com o objetivo de entender o processo de preparo dos alimentos: os equipamentos e sua utilização, os produtos e procedimentos de higiene e segurança.
Avaliação: Registro sob forma de desenhos.
5º Etapa: Discussão sobre obesidade infantil e os riscos de uma má alimentação.
Avaliação: Elaboração dos planfetos confeccionados pelas crianças com dicas de alimentação e saúde.
  1. Cronograma
ETAPAS/ MESES
Abril
Maio
Junho
Julho
1º Etapa


Biblioteca
x



2º Etapa

Jogos
x



3º Etapa

Linguagem oral e escrita

x


4º Etapa

Artes/natureza e sociedade


x


5º Etapa

Planfetagem


x
x


Obs: Poderá ocorrer alterações nas datas e etapas.
  1. Referências bibliográficas:

v  BRASIL. Referencial Curricular Nacional: Educação Infantil. Volume 2. Brasília, 1998.
v  BRASIL. Referencial Curricular Nacional: Educação Infantil. Volume 3. Brasília, 1998.
v  CUNHA, Suzana R. V. da (org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2001.

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